25 de jun de 2015

Parque Guapituba - Maua - Sp , #achadospreciosos #mauasp




O Parque Ecológico Guapituba é um parque do estado de São Paulo.
Situa-se junto à Estação Guapituba. Sua frente de 550 metros estende-se ao longo do leito da estrada de ferro, que vai de São Paulo a Rio Grande da Serra.
Sua área total é de 536.760 metros quadrados, composta de jardins, avenidas, estradas e caminhos, pomares, pedreiras, represas e moradias.
Seu reflorestamento foi executado na década de 30. As árvores são, em sua maioria, pinheiros, eucaliptos e araucárias, que medem até 20 metros de altura.
O antigo dono da área era o alemão Alfredo Klinkert que possuía outros bens, como casas, prédios, fazendas e moinhos.

História

O Parque Ecológico do Guapituba, formalmente conhecido como Parque Ecológico Alfredo Klinkert Junior foi inaugurado em autos dos anos 90, precisamente em 1996, tendo no inicio um gestão aberta e clara, mantinha em seu interior alguns dos antigos funcionários da antigo dono que ali residiam com suas famílias, possuia diversas atrações até que em 1998 a mudança de gestão da cidade causou o abandono do mesmo, por mais de seis anos o parque perdeu seu brilho e foi palco do abandono, se tornou ponto frequente de drogados e casais afoitos, mas em 2003 com apoio da Petrobras houve uma grande reforna com ampliação da área de lazer, segurança e infra-estrutura, as famílias que lá residiam foram deslocadas e o parque ganhou nova face.

Atualmente

Hoje o Parque se tornou um dos lugares mais belos e calmos da cidade de Mauá, o parque possui, jardins, rotas para caminhadas, passeios monitorados, lagoas, teatros abertos, playground, bosques, àrea para reacreção e exercicios, museu e centro ecológico.
Jardins** (Jardim da Lagoa, Jardim de Pedra, Jardim Francês, Jardim Aquático, Outros Jardims Comuns).
Rotas para Caminhadas** (Caminho tradicional, Avenida de Coqueiros, Caminho do Casarão, Caminho Parque estacionamento)
Passeios Monitorados** (Caminhos pela Mata Atlantica, Mata de Auraucárias, todos monitorados para preservar a mata e pelos riscos naturais)
Lagoas** (Lagoa principal, Lagoa das carpas, bica mineral, nascente)
Teatros Abertos** (Teatro de Verduras {bosque}, Teatro de Arena {área central}, Teatro suspenso {lagoa principal})
Playground** (Possui 2 escorregadores, 2 gangorras, 1 ponte suspensa, 4 balanços, 1 labirinto)
Bosques** (Bosque Alfredo Klinkert Junior, Bosque da Nascente)
Àrea para Exercicios** (Praça das Barras, possui 4 barras de execicios, 3 Gondolas, 2 barras para aquecimento, 1 esteira suspensa)
Àrea para Reacreção** (Praça do Museu e Jardim da Lagoa)
Museu** (Casa Central, exposição de objetos antigos da casa, fotografias, quadros, mobilia antiga e predio onde reside a administração)
Centro Ecológico** (Casa na parte frontal do parque, onde reside a casa de preservação ecológica)
Atividades** (passeios e caminhadas, Shiatsu informações no local)
Endereço** Avenida Capitão João, S/N, Jardim Guapituba, Mauá SP.
Acessos** (Estação Ferroviária Guapituba, linha D CPTM)

Nenhum comentário: